27 novembro 2022

Advento

Hoje é o primeiro domingo do Advento que é o período de preparação para o Natal. Como não poderia deixar de ser, a árvore é montada neste dia e assim permanecerá até o Dia de Reis em janeiro.

Esse ano resolvemos uma proposta diferente misturando o tema Natalino com a Frozen e a associação ficou muito legal. 

Sempre gostei dessas alternativas: durante muitos anos eu usei uma árvore de artesanato decorado junto com adereços natalinos 🌲. Agora vamos para outros tempos infantis.

Natal... Época de renascimento, alegria e iluminação.

E você pensa que vou mostrar a árvore da Frozen? Negativo! Talvez em outra rede digital, porque aqui só louça mesmo. Então escolhi uma bem colorida para enfeitar o texto.🤣🤣🎄🎄

Eu sou doc


20 novembro 2022

Ópio do Povo

"Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes" (Karl Marx)

Eu era muito novo e não entendia nada de coisa nenhuma quando surgiu a Copa do Mundo de 1970, da qual nem preciso falar muito. Foi um movimento muito interessante e eu lembro que nos reuniamos na casa da vovó para ver os jogos, em preto e branco, na televisão. Só que o mais interessante mesmo era a comemoração que acontecia nas ruas e a distração era ficar na janela vendo o movimento.

Os opiaceos são substâncias com efeitos analgésicos, hipnóticos e até anestesicos e são ilegais para uso recreativo, ou seja, somente com prescrição médica, receita de notificação amarela e muito controle do usuário. Numa tradução livre para o "carioques", significa que o usuário recreativo fica completamente "doidão".

Aí vem a ideia: sai o "pão e circo" e entra outro tipo de distração, muito adequada para 1970, onde a ditadura militar reprimia manifestações públicas contra o regime mas tolerou a bagunça da Copa do Mundo.

Parece até que combinaram antes: num momento de polarização política e recrudescimento da COVID vem a Copa do Mundo logo após as eleições e "fora de época" (geralmente era durante o inverno brasileiro) porque lá no Catar, agora, é outono e o clima é mais ameno.

Por aqui ainda faz frio... 

Melhor manter o equilíbrio...

Eu sou doc 


13 novembro 2022

Força Estranha

" E então acolheu a Morte como uma velha amiga e acompanhou-a de bom grado, e como iguais, partiram desta vida." ( Beedle, o Bardo )

Diz a lenda que Caetano Veloso compôs a música "Força estranha" em 1978, depois de trocar uma ideia com o Roberto Carlos quando ele disse que "os artistas vivem em outra dimensão do tempo" (“É, bicho, artista nunca envelhece”). Apesar de cantada pelo Rei, o sucesso veio na voz de Gal Costa e foi a homenagem que ela recebeu de seus fãs durante a despedida final.

Apesar de não envelhecerem, eles um dia vão cantar e brilhar em outro lugar. Já contei algumas histórias de outros tantos no "Coisas do Narrador"

Nesse "outro lugar" pode ser até que exista um programa da Hebe ou do Velho Guerreiro (Chacrinha), onde todos se reúnam, de vez em quando, para relembrar seus momentos de glória. 

Talvez, também, grande número de ídolos  como Gal, Rolando Boldrim ("♫ amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar♫")Dan McCafferty ("Nazareth") e Roberto Guilherme ("trapalhão" Sargento Pincel) acabem passando ao mesmo tempo, para alegrar aqueles que lá estão e que também foram em grande número, no passado recente, vitimados na pandemia. 

São os mistérios...

Só sabemos que "todo artista tem de ir aonde o povo está" e que, para eles, não haverá mais louça...

Eu sou doc

06 novembro 2022

Não é para amador

"Quem não tem as manhas não entra não, sem a instrução de um profissional" (Marquinhos Boiadeiro)

Talvez o leitor pense que vou comentar a pífia ação dos poderes executivos municipais/estaduais/federais que esperaram decisão judicial para agir numa matéria simples de ilegalidade que foi o bloqueio das estradas recente.

Ao invés disso, vou contar mais um pouco sobre a adoção.

A etapa seguinte consistiu num período de convivência, onde as visitas ao abrigo foram diárias pela minha esposa e as minhas após o horário (tinha horário e dependia de autorização judicial: quem não tem autorização não visita criança). Forçamos um pouco e conseguimos dois finais de semana na nossa casa para compensar o período de Carnaval, onde as duas crianças abrigadas foram para a casa de familiares da responsável pelo abrigo. Vencida essa exigência, veio o dia de trazer a filha, tão desejada, para casa. 

A notícia veio de repente, no meio da tarde de uma sexta-feira: "o juiz vai assinar a guarda"!

"Vai assinar" significa que não tem hora para acontecer e ficamos a tarde inteira no abrigo esperando (nossa sobrinha, que iria passar o fim de semana lá em casa, esperou no carro porque ela não tinha autorização judicial para entrar no abrigo). Finalmente fomos chamados ao Fórum, quase no final de expediente, assinamos uns papéis e fomos pra casa levando a menina. 

A felicidade era tanta que só nos demos conta que o tal papel era somente um termo de responsabilidade de que trataríamos bem a criança por um mês (ao final desse período a criança seria devolvida ao abrigo), quando já estávamos em casa.

Claro que travamos uma "guerra", a partir do próximo dia útil, para matricular no colégio mesmo sem ter a guarda, conseguir um adiantamento de férias para pode batalhar a convivência e para lutar por algum documento menos hipócrita.

Independente disso fomos em frente e marcamos um final de semana em Florianópolis e o aniversário de seis anos.

E, para não perder o hábito, isso será história para outro dia...  

Eu sou doc 




Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...