"Die Religion ... Sie ist das Opium des Volkes" (Karl Marx)
Eu era muito novo e não entendia nada de coisa nenhuma quando surgiu a Copa do Mundo de 1970, da qual nem preciso falar muito. Foi um movimento muito interessante e eu lembro que nos reuniamos na casa da vovó para ver os jogos, em preto e branco, na televisão. Só que o mais interessante mesmo era a comemoração que acontecia nas ruas e a distração era ficar na janela vendo o movimento.
Os opiaceos são substâncias com efeitos analgésicos, hipnóticos e até anestesicos e são ilegais para uso recreativo, ou seja, somente com prescrição médica, receita de notificação amarela e muito controle do usuário. Numa tradução livre para o "carioques", significa que o usuário recreativo fica completamente "doidão".
Aí vem a ideia: sai o "pão e circo" e entra outro tipo de distração, muito adequada para 1970, onde a ditadura militar reprimia manifestações públicas contra o regime mas tolerou a bagunça da Copa do Mundo.
Parece até que combinaram antes: num momento de polarização política e recrudescimento da COVID vem a Copa do Mundo logo após as eleições e "fora de época" (geralmente era durante o inverno brasileiro) porque lá no Catar, agora, é outono e o clima é mais ameno.
Por aqui ainda faz frio...
Melhor manter o equilíbrio...
Eu sou doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário