"Eu solenemente me comprometo a consagrar minha vida a serviço da humanidade. Darei aos meus professores o respeito e gratidão que merecem. Praticarei minha profissão com consciência e dignidade. A saúde de meus pacientes será minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados, mesmo após a morte de meus pacientes. Manterei de todas as maneiras a honra e a nobreza da profissão. Meus colegas serão meus irmãos e irmãs. Não permitirei que considerações de idade, doença, deficiência, crença, origem étnica, sexo, raça, filiação política, nacionalidade, orientação sexual, posição social ou qualquer outro fator interferir entre meu dever e meu paciente. Vou manter o máximo respeito pela vida humana. Não vou usar meus conhecimentos médicos para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça. Faço estas promessas solenemente, livremente e sobre a minha honra." (Richard Webber personagem de "Grey's Anatomy")
Eu ia deixar somente essa versão do Juramento de Hipócrates e o título que remete à prova do INEP chamada de "REVALIDA", onde os médicos com diplomas de outros países podem, caso sejam aprovados, obter o registro brasileiro.
Mudei de ideia e resolvi dar uma explicadinha: na última semana surgiu a informação de que a taxa de aprovação da prova (para passar é preciso acertar 60%) foi a menor de todos os tempos e os candidatos começaram a reclamar que a prova era difícil. Descobri que existem até "cursinhos" preparatórios ajudar os candidatos a resolver as questões.
Aí fui ver a prova: nada de mais. É só uma prova comum de medicina. O que será que os médicos de hoje em dia aprendem? Será que pensam que bom atendimento é somente repetir receita sem nem examinar o paciente? Ou será que tudo é pronto atendimento?
Pois é...
" [...] apenas lembrem-se porque vieram para cá (hospital); vocês disseram quando se formaram na Escola de Medicina, fizeram o Juramento Médico. Lembrem dele! Coloquem nos seus armários, colem no espelho do banheiro. Porque é muito fácil perder o rumo..." Episódio 117 (6ª temporada - capítulo 15
Eu sou doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário