" Everest has always been a magnet for kooks, publicity seekers, hopeless romantics and others with a shaky hold on reality. " Jon Krakauer
Sexta-feira fui visitar um paciente no meio do nada. Passei por estrada sem calçamento, vários trechos com muita lama e que desafiaram a velha e surrada Toro do posto. Belas paisagens com plantações de soja já dourada aguardando a colheita enfeitaram a curta viagem. Ao chegar, dei de cara com uma mercearia ambulante montada num caminhãozinho baú.
Imaginei o lugar à noite: céu totalmente estrelado iluminando os campos e o silêncio que se faz audível. Pensei, então, no silêncio das montanhas.
Em 1996 houve um desastre com alpinistas durante uma escalada semi turística ao Everest. O jornalista Jon Krakauer, a serviço da revista Outside e da equipe Adventure Consultants, publicou "Into Thin Air (1997)", que se tornou um best-seller mesmo havendo críticas ao seu relato. Minha sobrinha me deu o livro de presente e eu não encontrei referência a respeito nos blogs anteriores.
Tive uma identificação muito grande com o livro porque também tive uma experiência de ar Rarefeito quando fui ao Peru conhecer Cuzco/Machu Picchu. Claro que minha aventura nem se compara à insanidade do roteiro Everest mas fiz comparações.
O mundo digital facilitou algumas coisas, mas criou o isolamento travestido de aproximação: perdemos parte da nossa capacidade de observação da natureza e da beleza de ouvir o silêncio. Será que isso também assusta como uma tempestade no Everest?
Eu sou doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário