19 março 2023

Festa de Igreja - Dia de São José

Quando migrei para o sul, passei por várias etapas de adaptação: inverno prolongado de nove meses (aliás já estamos no outono), casa com fogão a lenha, comércio fechado na hora do almoço (almoçar é uma atividade comum e obrigatória por aqui), falta de transporte coletivo entre as cidades próximas (o ônibus escolar resolve, em parte, o transporte urbano, mas obviamente no horário das aulas) e algumas outras coisas que agora eu não lembro.

Na primeira cidade que morei (a migração interna também é comum por aqui) eu estranhei a falta do desfile de sete de setembro e as festas de igreja. Houve uma ocasião que havia venda de pastel no salão da igreja local e aí acreditei que as pessoas iriam lá para fazer um "social" e fui também. Ledo engano: a ideia era somente comprar o pastel e degustar em casa, da mesma forma que aconteceu, em outras ocasiões, com uma feijoada (tinha que levar um pote de casa) e um churrasco (o espeto de madeira era fornecido).

Em Rio das Flores e região havia a festa de outubro, onde barraquinhas eram montadas na pracinha do alto da igreja e o movimento era intenso; em Valença o movimento era semelhante só que em agosto.

Depois de um bom tempo por aqui, finalmente encontrei um movimento que se assemelha às festas que eu estava acostumado e será hoje a partir das dez e meia numa igrejinha mais interiorana. Para a arrecadação de verbas (esqueci de falar que o objetivo dessas festas é fazer dinheiro vendendo coisas, geralmente guloseimas) as senhoras locais se reuniram, há uma semana, num processo quase industrial, para a produção de cucas, bolachas (o biscoito local tem esse nome), pirogue (é uma massa que você compra congelada), bolos, que já estavam a venda, e ainda haverá almoço depois da missa. Isso tudo pretendo conferir mais tarde e semana que vem eu conto alguma coisa.

Dia de São José: como bom aluno Marista o evento realmente é imperdível.

Eu sou doc 

2 comentários:

Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...