05 março 2023

Expiração

"In your mind you have capacities, you know
To telepath messages through the vast unknown
Please close your eyes and concentrate
With every thought you think
Upon the recitation we're about to sing" 

" Calling Occupants of Interplanetary Craft " é o nome de uma canção que fez muito sucesso com os Carpenters em 1976 e cuja autoria é de origem  canadense, pois foi gravada inicialmente pela banda Klaatu e isso tudo eu não vou explicar agora (procure no Google essas referências).

Sempre gostei de ficção científica e conheci a obra de Ted Chiang a partir do filme "A Chegada" e, na sequência, li o livro onde um conto originou a película. 

"Expiração" é o nome de outro livro seu que tive a oportunidade de terminar de ler. Os vários contos falam de portais, vida extraterrestre, futuro distópico, mesclando ficção a conceitos de filosofia e educação o que torna a leitura mais interessante. O detalhe é que você só entende do que se trata com o tempo de leitura. É uma grande opção para quem gosta do gênero e para quem quer conhecer. A sugestão para os iniciantes é começar pelos contos menores e depois partir para os mais longos.

Recentemente OVNIS foram identificados em vários países, mas inventaram explicações; até o Godzilla deu o ar da graça, obviamente, no Japão.

E aí, um belo dia num lugar distante e indeterminado...
 
- Por que está aí fora nesse frio?

Olhando para o céu, a menina  encontrou o misterioso amigo; não era lua cheia, uma fina neblina cobria todo o monte e o frio, nem tão intenso como de outras vezes, deixava um certo desconforto no ar.

Imediatamente uma esfera de calor foi providenciada pela menina, para funcionar como uma fogueirinha, e sentou a seu lado para conversar, pois era uma das coisas que ela mais gostava de fazer.

Ele sorriu. Estava tranquilo e sereno.

Ela, sem entender muito bem sua expressão algo enigmática, sorriu também, na esperança que ele falasse alguma coisa, mas isso só aconteceu alguns minutos depois (pareceram horas).

- Vim observar as estrelas. – ele respondeu.

Mais intrigada ainda, olhou para o céu nublado, na esperança de encontrar alguma coisa pra ser vista, mas somente nuvens enfeitavam o céu e aí ela resolveu esperar para ver o que iria acontecer.

Com um gesto na direção das nuvens, ele desenhou e recortou um carneirinho, que saiu correndo, dando espaço, finalmente, para que as estrelas brilhassem e ambos pudessem observar o infinito.

- Agora imagine: e se tivéssemos capacidade de saber como enviar mensagens telepáticas através do vasto desconhecido?

Começando a achar que ele andara abusando do chocolate, ela puxou pra trás seus cabelos e prendeu com um elástico, para poder prestar mais atenção às suas expressões e outras frases que ainda viriam.

- Tente! Feche seus olhos e concentre-se em cada pensamento que você tiver.

Ela fechou os olhos e ele pegou na sua mão.

- Imagine que alguém responda a seus pensamentos. Alguém que observa tudo o que tem acontecido e que compartilha da sua indignação.

Uma luz muito forte brilhou e veio na sua direção. Mesmo de olhos fechados, o efeito foi muito intenso com cores e sons.

"- Nós temos observado sua terra e numa noite nós faremos um contato..."

Pouco acreditando no que acontecera, sua cabeça girava e seu coração batia rápido e forte, como se estivesse numa montanha russa, logo naquele momento de descida.

- Hein? Que foi?
- Acorde! Você dormiu antes do jantar.
- Dormi? Foi sonho?


Eu sou doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...