23 outubro 2022

Cadê a pia?

Já morei em muitos lugares diferentes, mas o meu recorde de cidades ficou aqui pelo sul mesmo. No final de 2008 eu migrei para o Planalto Norte de Santa Catarina e fui me adaptando à cultura local. 

No início morei numa casa, onde descobri como acender um fogão a lenha enquanto virava espanto o fato de que a pia da cozinha era elemento de mobília e não fazia parte da engenharia habitual da casa da construções ("você não trouxe a sua?").

Claro que, inicialmente, acreditei que o fato era uma exceção, da mesma forma que o comércio todo fechar na hora do almoço seria uma eventualidade já que aos sábados as lojas ficavam abertas até às 13 horas para reabrir somente na segunda feira. Bom... aí descobri também que padaria não abria antes das 8 horas (domingo nem pensar em pão fresquinho) e que em dezembro havia um recesso geral do comércio e serviços públicos.

Considerando tudo isso, pia ser mobília era um mero detalhe, mas outras situações de engenharia seguiram o mesmo caminho da medicina e ficaram sem explicação. Imagina que para trocar uma torneira você teria que desligar toda a água do prédio, pois não havia registro nos banheiros e na cozinha; morei num apartamento que também tinha uma problemática com eletricidade, onde a chave geral era geral mesmo: o disjuntor da empresa fornecedora de eletricidade do lado de fora do prédio.

Hoje nossa escultura dará lugar a uma parede de um apartamento em construção, onde em algum momento haverá uma pia. O mínimo pontinho preto, quase imperceptível, provavelmente será a origem da água, mas observe que não há local de esgotamento (aquele buraco onde vai o sifão). Vamos combinar que lavar a louça nessa pia vai ser bem complicado.

Eu sou doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...