30 outubro 2022

Extinção das Artes

"A maneira mais eficaz para destruir as pessoas é negar e destruir a sua própria compreensão de sua história" (George Orwell)

Outro dia fiquei preocupado com uma afirmação, dessas da Internet, de que os jovens não sabem que os filmes do Harry Potter vieram na sequência dos livros de J.K Rowling. Da mesma forma, a expressão "caiu a ficha" teria origem desconhecida já que dependia de entender como era usado o telefone público ("orelhão") usando tal artefato (em outro texto eu explico, mas quando "der na telha").

Aí fui, com minha esposa e filha, ao show da Sandy! Sim... aquela que cantava com o irmão - Júnior - que é filha do Chororó que é irmão do Chitão... 

Ah! Todo mundo já entendeu!

O evento foi no "Espaço Unimed" e que confundi com o Teatro Positivo, pois ambos os espaços fazem parte do complexo da Universidade Positivo em Curitiba. Achando que era no teatro, escolhi "roupa de missa" e separei um sapato que eu gostava, semi novo, comprado sei lá quando, e que estava quase esquecido num canto da sapateira do meu armário de roupas. Vi que precisava melhorar o brilho e comprei um silicone próprio para isso. Ficou ótimo! No dia do show, lá fui eu todo satisfeito até que a sola soltou e foi "resgatada" por alguém que passava logo atrás. Ainda bem que o tal "Espaço Unimed" estava mais para local de "bailão" do que de evento mais formal.

Chegando no hotel, na volta do show e algumas gargalhadas depois, logo pensei: sapateiro!

Sapateiro é um artista, assim como relojoeiro/ourives e alfaiate/costureira. Só que muito difíceis de encontrar por aqui (e talvez por aí também). Sempre que penso nisso eu lembro do livro "1984" de George Orwell, lá pelo capítulo oito, quando o protagonista procurava um senhor idoso, que ele vira num pub, para saber como era a vida anos antes... "Fale-me sobre a sua vida quando o senhor era garoto. Como eram as coisas naquele tempo? Melhores ou piores do que agora?”

Esses artistas/artesãos fazem parte do tempo, onde as coisas não eram descartáveis e duravam gerações (passavam de pai para filho, irmão mais velho para mais novo, primos) sendo reformadas ou até mesmo criadas por eles.  Imagina o que aconteceria caso sua presença passada não fosse registrada em algum lugar e de alguma forma? 

Realmente pode ser que as gerações "Y" e "Z" (criadas com creme de avelãs ao invés de pão com manteiga, biscoito Globo e Mate Leão, Angú do Gomes, dentre outros) não viram Harry Potter no cinema, não leram coisa alguma e muito menos tem interesse aqui nesse sem qualquer sombra de duvida, mas inventei a "arte da pia" e hoje faço uma pequena homenagem aos criadores de arte de verdade, citados ou não, que nem sempre deixam seguidores (eles nem possuem Instagram) e muito menos herdeiros.

Quanto ao sapato... foi para a reciclagem!

Eu sou doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...