27 agosto 2023

Que fim levou?

Há muitos e muitos anos a televisão aberta apresentava programas interessantes que promoviam a cultura nacional ainda em criação. A Jovem Guarda foi um grande março musical e abriu as portas para inúmeros artistas de talento que só precisavam "daquela canção que disparava os nossos corações"

Muitos programas desenvolveram essa e outras formas culturais e vou destacar o "Perdidos na Noite", o "Caderno Teen" (que tive a chance de participar duas vezes) e o "Programa Livre" que fará parte do tema de hoje.

Antes da "globalização", que exige uma forma, digamos, comercial de fazer uma coisa, Serginho Groisman comandava seu programa num final de tarde e ficou conhecido por ser um espaço na TV onde os jovens entrevistavam personalidades como políticos e artistas e debatiam com eles temas muitas vezes polêmicos ("Fala garoto!"). Só que havia um grande desrespeito com o profissional e em abril de 1998 "... por acúmulo de várias produções com gravações em andamento, Silvio Santos pede a Serginho Groisman (foto) que libere o estúdio onde seria feita a atração. Com isso, o "Programa Livre" foi exibido diretamente da portaria do CDT Anhanguera."(fonte SBTpedia - eu vi esse programa na TV). Dizem que isso precipitou a saída do apresentador da emissora, migrando para o limbo durante um bom tempo e depois para o final da noite com um programa bem diferente.

Há algumas semanas, a nova/velha atração ,chamada "Altas Horas", tenta recuperar o cunho cultural. Sem ter que apresentar artistas sem talento, influenciadores que nada acrescentam, ou participantes de "reality shows", encontramos pérolas como tributos a Rita Lee (RIP), o próprio Milton Nascimento e alguns "sumidos" como Peninha, Biafra, Wanderlei Cardoso, Martinha, Os Incríveis, Golden Boys, Trio Esperança e sei lá mais quem, alguns com seus filhos, também bons artistas, e outros só para lembrar os velhos tempos. É muito bom saber o tal do "que fim levou" dessa turma de qualidade e que deixa um legado seguido por seus descendentes e alguns novos talentos que foram inspirados por eles.

Só que o melhor "que fim levou de hoje" é o meu pai. Ontem ele completou 98 anos, está lá "mandando brasa" e ainda me deu uma informação que em 1967 ele completou 25 anos de trabalho nas "Tintas Ypiranga" (essa já não existe mais) e ganhou um relógio (essa história eu conto outro dia).

Fica aqui a minha homenagem a um grande homem, que está lá em Rio das Flores , recebendo a visitas para contar as coisas dos antigos tempos e dos novos tempos também, pois ele atualiza tudo diariamente ouvindo os telejornais da noite (o homem sabe de tudo).

Parabéns, Papai.

Ah! E se o leitor conhece os artistas citados ,também recebe os parabéns por sua idade avançada.

Eu sou doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...