22 janeiro 2023

Menino Maluquinho

“Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer.” Ziraldo 

Ficar de plantão aos sábados tem muitas vantagens e chega a classificar o dia como o melhor para se trabalhar... se não fosse sábado.

Uma das características boas é que a quantidade de pessoas para almoçar é menor, permitindo, à equipe da cozinha, um capricho maior no cardápio. 

Só que ontem foi peixe frito...

Eu gosto muito de peixe; por duas vezes já me aventurei na culinária de uma moqueca que é bem simples de fazer e que usa somente uma panela ou, no meu caso, um "frigideirão" que nada mais era do que um grill (gera pouca louça).

Em Portugal e na Espanha eu tive a chance de experimentar uma sardinha inteira, somente sem as vísceras, e um linguado nas mesmas condições e com toda a coluna vertebral. Dá um trabalho danado, mas é uma degustação sensacional.

No norte/nordeste brasileiro é prato obrigatório associado ou não a camarão, lagosta e outros frutos do mar.

No Hospital, quando o peixe entra no menu você já sabe desde às nove da manhã ( com direito a "replay" na parte da tarde) que geralmente é o horário, onde a iguaria entra na fritura e o odor característico impregna todas as frestas e paredes do local de trabalho, espantando antecipadamente os habituais comensais plantonistas. 

A explicação é simples: nunca fica bom, geralmente fica difícil de cortar com o auxílio de garfo e faca e, pior ainda, com o processo de mastigação. Se associarmos ao fato de que o refeitório fica próximo ao compressor de ar comprimido que insiste em "comprimir" justamente na hora do almoço e do jantar, concluímos que nem os acompanhamentos, tão sem tempero quanto o peixe, conseguiram proporcionar uma sensação agradável no raro momento de intervalo.

Na conclusão: o "peixe hospitalar" é equivalente à "carne de monstro" (fazia parte do menu dos plantões de segunda-feira) só que utiliza do celacanto (aquele que provoca maremotos).

Eu sou doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Money

"🎼🎶Money, so they say, is the root of all evil today  🎶" Pink Floyd Desde sempre, os comerciais na TV aberta são uma chateação,...