"Dr Benton decide observar o transplante de Carter e a insistência de Benton em ser minucioso, mostrando um check list e irritando o cirurgião, permite que uma complicação seja resolvida e a cirurgia seja um sucesso."19º episódio da 15ª (final) temporada de ER no episódio "Old Times".
Antes de iniciar esta ideia, procurei alguma definição precisa do que é gerenciamento e não encontrei.
Em medicina, quando uma determinada patologia pode ser tratada de várias maneiras geralmente nenhuma dessas está correta.
Optei por essa analogia e vou escrever a minha versão do caso.
Para haver gerenciamento, há de haver um gerente/gestor/chefe/diretor (técnico/administrativo) ou qualquer outra designação que exista; geralmente é alguém nomeado/contratado pelo "dono", para "organizar a bagunça".
E aí é que começa a confusão: o escolhido para tal função dificilmente dá conta do problema e, ao invés de organizar, passa a "apagar os incêndios" diários.
Para vencer essa problemática foram criados modelos interessantes que são "vendidos" para as empresas que são orientadas a/como segui-los.
O melhor exemplo de gerenciamento que conheci foi militar. Há muitos anos trabalhei no Hospital Naval e perguntei como as coisas funcionavam nas dificuldades. A resposta foi bem simples e veio com a explicação de que havia previsão para tudo e o que fosse imprevisto era solucionado e virava previsão para novos eventos semelhantes. Para exemplificar, se uma lâmpada queimasse você fazia contato com o setor de manutenção, somente informava o local e logo outra lâmpada era colocada sem necessidade de explicar como era a inoperante. Isso era possível porque havia um arquivo com todo o detalhamento do prédio e as características de cada sala ou corredor, o que agilizava a solução do problema. Ou seja: havia gerenciamento do local e das situações de trabalho.
Outro modelo que eu conheci foi através de um processo de acreditação, onde aprendi a necessidade de não rasurar os documentos (e como resolver os pequenos erros que geram rasuras), preencher as datas corretamente, usar abreviaturas somente quando houvesse um glossário das mesmas, entender o conceito de norma e de procedimento operacional padrão (lembra do exemplo da Marinha e do que o Dr. Benton fez para salvar o Carter?), dentre outras coisas relevantes.
Comparando o que descrevi à realidade diária, gerenciamento está muito mais perto da realidade utópica do que das distopias que frequentamos diariamente.
Haja paciência para tanta incompetência!
Eu sou doc
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